Síndrome do Túnel do Carpo – Você já sentiu uma estranha dormência na mão?

Você já sentiu uma estranha dormência na mão? Ou uma sensação de formigamento e choque que corre pelo  punho até as palmas? Se sim, você pode ter a Síndrome do Túnel do Carpo e ainda não sabe.

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma doença do sistema nervoso que acontece devido a compressão do nervo mediano quando ele atravessa um canal localizado no punho,  chamado de túnel do carpo.

É uma doença bem comum no mundo da ortopedia. As pessoas mais afetadas são mulheres entre 30 e 60 anos. Os sintomas poder ocorrer nas duas mãos em 50 a 60% dos casos.

O que pode causar a Síndrome do Túnel do Carpo?

Existem muitas discussões sobre os fatores que dão origem à síndrome do túnel do carpo. Algumas pesquisas tentam identificar se existe ligação com o uso do computador, no entanto, ainda não foram encontradas provas que conectem especificamente a utilização excessiva do aparelho à síndrome, apesar do seu uso provavelmente colaborar para a piora dos sintomas.

O esforço repetitivo no trabalho, longos períodos em que o punho fica muito esticado ou muito dobrado, também pioram os sintomas, mas não é provado que a síndrome do túnel do carpo seja uma patologia causada por esforços repetitivos.

Entre outros fatores que também podem causar a síndrome, vale a pena citar:

  • Traumas, como fraturas ou quedas;
  • Mudanças hormonais na gravidez e menopausa;
  • Doenças inflamatórias, como a Artrite Reumatoide e Lupus;
  • Diabetes; Tabagismo; Obesidade; Hipotireoidismo;

Quais são os sintomas?

Os principais são:

  • Formigamento e dormência na palma da mão e nos dedos (os sintomas poupam o 5o dedo – Figura);
  • Choque na região do punho com irradiação para os dedos;
  • Dor no punho;
  • Objetos caem das mãos pela piora da sensibilidade;
  • Atrofia (emagrecimento) dos músculos da(s) mão(s);

Os sintomas são piores durante a noite o que pode piorar a qualidade do sono.

A Síndrome do Túnel do Carpo possui tratamento?

Sim. O tratamento varia de acordo com o nível da gravidade.

Em casos iniciais com queixas mais leve, o tratamento pode incluir o uso de órteses (imobilizações) além de medicações para melhora dos sintomas. Em alguns casos a fisioterapia também pode ser indicada. A prevenção de movimentos que piorem os sintomas e mudança de atividades também fazem parte do tratamento.

Em casos mais graves, de longa data ou que não melhoram com as medidas acima, a recomendação é a cirurgia. Nesse procedimento, o ligamento responsável por pressionar o nervo mediano é cortado, acabando assim com a compressão.

A cirurgia costuma ser bem-sucedida. No entanto, o sucesso depende do tamanho do dano ao nervo e por quanto tempo ele foi pressionado. Nos casos mais graves, em que o paciente demora para procurar o especialista, um dano irreversível pode acontecer ao nervo e, mesmo após a cirurgia, pode não haver uma melhora completa.

Por isso é muito importante procurar um cirurgião de mão quando sentir qualquer um desses sintomas. Assim o diagnóstico é realizado de forma precoce  e as chances de melhora completa dos sintomas são muito maiores.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Mande um WhatsApp