Cãibra do Escrivão (Distonia focal tarefa específica)

A distonia focal nas mãos pode causar uma perda de função substancial e frequentemente é diagnosticada erroneamente ou não diagnosticada. Em geral, a distonia é um distúrbio incapacitante do controle motor caracterizado por contrações musculares excessivas que podem produzir movimentos e posturas anormais. A prevalência de distonia pode chegar a 1 em 2.500 pessoas.

Sinais e Sintomas

A apresentação inicial de distonias de mão inclui rigidez excessiva nos músculos necessários para uma determinada ação com subsequente ativação dos músculos circundantes que produzem movimentos ou posturas anormais na mão e nos dedos.

Os movimentos iniciais podem ser normais, mas com a atividade continua, a distonia pode se desenvolver e piorar. Geralmente o início dos sintomas ocorrem ao realizar uma tarefa específica, com movimentos repetitivos e de necessidade motora qualificada como escrever (Cãibra do escrivão) ou tocar algum instrumento (Cãibra do músico).

A queixa durante a escrita é a mais frequente, até porque é uma atividade que todos realizam. A idade média de início da cãibra do escrivão é de 38 anos e se manifesta como uma pegada anormalmente forte ao escrever, que pode estar associada a uma postura anômala do membro superior e desempenho de escrita prejudicado. Os achados mais comuns são flexão excessiva dos dedos e punho, pronação do antebraço e, em alguns casos, tremor (Figura 1 e 2). A maioria dos pacientes tem caligrafia ilegível. A remissão do quadro geralmente é incomum e, apesar de infrequente, os sintomas podem progredir para a mão contralateral em até 18% dos casos.

Figura 1 – Flexão excessiva do punho e dedos

Figura 2 – Força excessiva para segurar a caneta.

O diagnóstico da distonia focal é clínico, isto é, somente o exame físico e a história do paciente são necessários para o diagnóstico. Exame de imagens não são utilizados e a eletroneuromiografia não tem alterações patológicas, somente é possível avaliar cocontraçãoes de musculaturas no antebraço.

Algumas medicações orais podem ter algum efeito na diminuição dos sintomas, mas está longe de ser um tratamento muito efetivo. Injeções de toxina botulínica pode auxiliar na melhora do quadro, mas deve ser feito com parcimônia, pois o enfraquecimento exagerado de alguns grupos musculares pode piorar a função da mão afetada.

Um acompanhamento com a terapeuta ocupacional é indicado para adaptação às atividades diárias através de estratégias de reabilitação, treinamento muscular, mudanças de atividades e eventualmente ortetizações.

Procure um cirurgião de mão para avalição diagnóstica e tratamento!