Tendinite De Quervain

A tendinite é uma inflamação que pode acontecer em qualquer tendão. No caso do de Quervain, a inflamação ocorre em 2 tendões específicos que são responsáveis pelos movimentos do polegar. Estes tendões quando estão na região do punho passam dentro de um túnel onde a inflamação ocorre pela compressão destes.
Os sintomas podem ser incapacitantes e pioram com o movimento de torção e levantar objetos com as mãos fechadas. A Tendinite De Quervain, por fazer parte do hall de doenças ocasionadas por movimentos repetitivos (LER/DORT), é muito frequente e limitante.

Algumas teorias foram descritas para explicar essa patologia e a maioria delas dizem respeito a anatomia dos tendões. O aparecimento desta doença após a gravidez é muito comum e o aparecimento geralmente ocorre de 4 a 6 semanas após o parto. Acredita-se que a causa seja pela associação das alterações hormonais da gravidez com os movimentos de carregar a criança, amamentar, trocar fraldas, etc.

A dor na região lateral do punho é a queixa mais comum. Os sintomas são muito agravados quando o punho é desviado em direção oposta ao polegar ou com movimentos de torção. Na região da dor é comum o aumento de volume, aparecimento de cistos e em casos muito graves a sensação de “raspar” ou travamento quando o polegar é esticado.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos durante a consulta e história contada pelo paciente. Exames de imagens como o Ultrassonografia e Ressonância magnética podem sem solicitados para afastar outras doenças com sintomas semelhantes.

O tratamento inicial para alívio dos sintomas são:
- Órtese para imobilização do punho e polegar
- Medicações antiinflamatórias e analgésicas
- Fisioterapia:

Em casos que não respondem aos tratamentos acima, algumas intervenções podem ser realizadas:
- Infiltração de medicações na região dos tendões
- Cirurgia para liberação do túnel que comprime os tendões afetados

A cirurgia é realizada com uma incisão na parte lateral do punho e a reabilitação é rápida assim como o retorno as atividades. No período pós operatório uma tala é utilizada por 2 semanas e o movimento dos dedos é encorajado. As atividades físicas ou mais vigorosas com o punho são liberadas após 6 semanas da cirurgia.