Tumores nas Mãos

Qualquer nódulo ou aumento de volume anormal na mão ou no punho é considerado um tumor. O termo “tumor” não significa necessariamente que seja maligno ou um câncer. De fato, a maioria dos tumores de mão e punho é benigna (não é câncer).
As tumorações podem ocorrer em qualquer tecido (gordura, tendões, pele, etc...) a aparecem de formas e com aparências diferentes. Na pele, geralmente são vistos como sinais com mudança de coloração, verrugas, as vezes lesões. Nos tecidos moles e ossos aparecem mais frequentemente como aumento de volume em baixo da pele.

Tipos de Tumores de Mão e do Punho

Cistos sinoviais (Figura 1): É a tumoração mais comumente vista no punho e nas mãos, apesar de não se tratar de um tumor proprimanete dito. Ele é como uma bexiga preenchida com líquido dentro, e pode aparecer no punho e nos dedos.
Tumor de células gigantes da bainha do tendão (Figura 2): Este é o segundo tumor de mão mais comum. Ao contrário do cisto sinovial cheio de líquido, esses tumores são sólidos. Eles são benignos (não cancerígenos) e de crescimento lento com consistência firme. Aparecem com mais frequência nos dedos.
Lipoma (Figura 3): São tumores de tecido gorduroso, também são benignos (não cancerígenos), de crescimento lento e tem uma consistência mais amolecidas.
Existem outros tipos menos comuns de tumores vistos na mão, neuromas (tumores dos nervos), tumores da bainha nervosa, fibromas, tumores glômicos, hemangiomas, entre outros. Quase todos são benignos.

Outras causas de nódulos

Corpos estranhos, como uma lasca, podem causar reações que formam saliências na mão. A doença de Dupuytren pode apresentar nódulos firmes na mão, que muitas vezes são confundidos com tumores.

Diagnóstico dos Tumores da Mão e do Punho

O exame físico e a revisão de seu histórico médico por um cirurgião da mão pode ajudar a determinar o tipo do tumor. Raios-X podem ajudar na avaliação dos ossos, articulações e até dos tecidos moles. Outros estudos, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética podem ser feitos para ajudar a definir o diagnóstico. A biópsia por agulha ou biópsia incisional (corte de uma pequena amostra do tumor) são usados quando o cirurgião quer confirmar o diagnóstico antes de recomendar o tratamento.
A grande maioria dos tumores benignos a excisão completa é o tratamento de escolha, e por se tratarem de tumorações benignas, a chance de recidiva após a cirurgia é bem baixa.
Procure o cirurgião de mão para o diagnóstico correto e tratamento nas patologias de mão.
WhatsApp chat Mande um WhatsApp