Sindactilia

A Sindactilia é a falha de diferenciação dos dedos na fase intrauterina, e esse processo faz com que os dedos nasçam grudados. Essa é a alteração congênita mais frequente nas mãos e pode acometer dois ou mais dedos. A união é mais comum entre os dedos médios e anelar e acomete as duas mãos em 50% dos casos. (Figura 1)

Causas

As causas são desconhecidas, a grande maioria dos casos não tem correlação genética, isto é, são esporádicos. Em alguns casos, existe alguma história familiar de Sindactilia.

Sinais e sintomas

O Quadro clínico é bem variado, e pode acometer dois dedos de forma incompleta até vários dedos de forma completa. Podem estar presentes alguma limitação de movimento dos dedos acometidos, deformidades osseas associadas a união dos dedos e deformidades nas unhas.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através do exame clínico e algumas radiografias podem ser solicitadas para avaliação da parte óssea. (Figura 2)

Tratamento

O tratamento depende da gravidade, da idade e de quais dedos estão acometidos. Não se trata de uma urgência, apesar de as mães quererem resolver o quadro o mais rápido possível.
Em Sindactilias simples é prudente aguardar até 1,5 a 2 anos de idade para a intervenção cirúrgica de liberação dos dedos. Em alguns casos mais complexos ou que envolvem o polegar a cirurgia pode ser indicada mais precocemente. Procure um cirurgião de mão para uma avaliação, diagnóstico e tratamento especializado.
WhatsApp chat Mande um WhatsApp