Lesão do Tendão Flexor

O músculo, que funciona como o motor para movimentar os articulações, transfere sua força para os ossos através de uma estrutura chamada tendão. Estes funcionam como cordas e tem uma função essencial no movimento dos dedos. Para que os tendões fiquem sempre próximos ao osso eles passam por túneis que são chamados de polias, as quais auxiliam na transmissão da força.

A causa mais comum é um ferimento profundo na região palmar dos dedos ou da mão. Um corte que parece um simples ferimento por fora, internamente pode ser muito mais complexo. Existem também lesões tendínea sem cortes, porém essas são menos comuns.

A principal queixa é a incapacidade de flexionar os dedos após um corte no mesmo. Geralmente, pela proximidade das estruturas, o nervo do dedo pode estar lesado causando um formigamento ou dormência no dedo acometido.

O diagnóstico é clínico e feito através do exame físico. Radiografias podem ser solicitadas para avaliar fraturas associadas.

O tratamento cirúrgico é necessário para a cicatrização do tendão e restauração da função do dedo. A cirurgia consiste na sutura do tendão e, se houver lesão do nervo digital associada, este também é suturado. A incisão para a cirurgia é maior que o corte (ferimento) inicial, sendo esta ação necessária para explorar o ferimento e realizar a sutura.

O pós operatório da lesão tendínea é muito importante para recuperação do movimento. A fisioterapia é mandatória e essencial para o bom resultado do procedimento. Exercícios são iniciados no dia após a cirurgia, e é realizado inicialmente com uma proteção, isto é, uma imobilização. Em alguns casos o tendão pode cicatrizar junto com algumas estruturas adjacentes, limitando a função do tendão. Nestes casos uma nova cirurgia é necessária para liberação destas aderências.