A Fratura do Boxer (Boxeador) é uma fratura que acontece na mão, mais especificamente no colo do 5º metacarpo (metacarpo de dedo mínimo). Ela leva esse nome pois a maior parte delas ocorre após um soco, e com frequência o soco em uma superfície rígida como parede, porta, mesa, etc.

 

 

Sinais e Sintomas

O principal sintomas após uma fratura do Boxer é dor e inchaço no local da fratura (região da mão onde começa o dedo mínimo). É frequente um roxo no local, com algum tipo de deformidade e dificuldade de esticar o 5º dedo como os outros. Escoriações e lesões de pele podem acontecer também pelo trauma.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é bem sugestivo quando há história de um soco com o quadro clínico descrito acima. A radiografia é o exame de escolha e serve para diagnostico e conduta. Outros exames como tomografia e ressonância não são necessários.

 

 

Tratamento

O tratamento depende de alguns fatores e o mais importante deles é o quando a fratura saiu de lugar (Desviou). Nas fraturas sem desvio, isto é, o osso quebrou, mas não saiu do lugar, somente o tratamento com tala é realizado.

Quando a fratura é desviada, temos duas opções:

Redução e imobilização: Consiste em colocar o osso no lugar com anestesia local e imobilizar a mão com tala gessada.

Cirurgia: Na cirurgia o osso é reduzido (colocado no lugar) e é utilizado dois ou três fios de kirchner (Pinos intraósseos ou transósseos) ou parafuso para manter o osso no lugar até a fratura consolidar (grudar).

 

Tanto após o tratamento clínico quanto após o tratamento cirúrgico a reabilitação com fisioterapia geralmente é necessária. Os resultados costumar ser bons quando o tratamento é bem indicado.

WhatsApp chat Mande um WhatsApp