A Polidactilia é a condição em que mais de cinco dedos estão presentes na mão. São encontrados registros históricos desta anomalia na Bíblia (segundo livro de Samuel 1:20) e nas paredes das cavernas indígenas norte-americana. É uma doença congênita que pode ser diagnosticada no pré-natal através da ultrassonografia. Pode ocorrer em qualquer dedo, mas mais comumente afeta o polegar ou 5º dedo das mãos (dedo mínimo). Apesar da doença ser a mesma a apresentação dos quadros são muito variáveis e o tratamento depende muito do tipo da polidactilia.

Polidactilia do 5º dedo (ou pós-axial ou polidactilia ulnar)

A polidactilia ulnar pode ser dividida em dois tipos:

• Tipo A: Dedo acessório bem formado com articulação.

Figura 1- Tipo A

• Tipo B: Dedo pobremente formado, preso ao dedo mínimo por um pedículo

Figura 2 – Tipo B, mais frequente que a tipo A.

Nos casos de Polidactilica do tipo B, é comum a descrição da ressecção através de ligadura do pedículo do dedo rudimentar, porém o procedimento necessita de vigilância permanente para prevenir complicações, como infecções e hemorragias. Muitos pacientes permanecem com um “bico de pele” no local da ligadura (Figura 3). Para a maioria dos autores é preferível excisar o dedo rudimentar eletivamente, com a divisão precisa do nervo digital e cauterização dos vasos e o cuidado com a pele na ressecção para evitar alterações e deformidades após o procedimento.

Nos casos do tipo A, a cirurgia é um pouco mais complexa e geralmente esperamos que a criança tenha mais de 1 ano para a cirurgia.

Em ambos os casos os resultados são bons no geral, e poucas ou nenhuma sequela é observada quando a criança cresce.

Figura 3 – Complicação após a ligadura do dedo acessório na Polidactilica tipo B.

Polidactilia do polegar (ou pré-axial ou polidactilia radial)

Consiste na presença de um polegar duplicado no nascimento e geralmente é unilateral, mais comum em brancos e sem uma herança genética envolvida na maior parte dos casos. Pode ou não estar associada a alguma síndrome sistêmica, por isso é sempre importante o tratamento conjunto com pediatra e, as vezes, geneticista.

As polidactilias pré-axiais são divididas em 7 tipos principais, e classificadas de acordo com uma classificação descrita por Wassel (figura 2).

O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do polegar menos desenvolvido. As vezes são necessárias algumas consultas e, eventualmente, vídeos gravados pelos pais para avaliação do dedo mais funcional.

A função da cirurgia é ter um polegar bem alinhado, estável, funcional e o mais parecido com contralateral possível. O tipo de cirurgia depende do tipo de duplicação de acordo com a classificação de Waasel.

É muito importante o entendimento da patologia pelos pais, que tem uma expectativa grande de ter um dedo normal após a cirurgia. Na maioria dos casos o dedo fica com alguma diferença quando comparado com o polegar da outra mão. As vezes pelo tamanho, espessura, tamanho da unha, alinhamento, cicatrizes, etc. Apesar das diferenças na grande maioria das vezes a cirurgia apresenta um bom resultado com uma boa função do polegar da criança, que se adapta muito bem!