Cisto Sinovial

O Cisto sinovial é uma patologia muito comum caracterizada por um abaulamento (aumento de volume) amolecido que pode estar presente em qualquer localização da mão adjacente a um tendão ou articulação. A localização mais frequente é no dorso do punho (60 a70% dos casos) e na região palmar do punho (18 a 20% dos casos).

O cisto funciona como uma bexiga tendo em seu conteúdo um líquido claro e viscoso, semelhante a um gel. Trata-se de uma doença benigna, não é uma massa cancerosa e não se espalham para outros locais, apesar de poder ocorrer em mais de uma articulação.

Causas

A maioria dos casos é idiopático (sem causa conhecida). Mais comum em mulheres (70% dos casos) entre a 2a e 4a década de vida, mas pode ocorrer em pacientes com qualquer idade.

Sinais e sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de um abaulamento, geralmente na região do punho. O cisto pode variar de tamanho e algumas vezes até desaparecer sem intervenções. Outras queixas comuns são:

- Dor

- Insatisfação estética

- Limitação de movimento

Diagnóstico

Além da história clínica, o diagnóstico é feito através da localização do cisto e sua aparência. O cisto é geralmente bem delimitado, ovalado e possui uma consistência firme elástica. A luz atravessa a massa pelo seu conteúdo hialino (transiluminação), o que pode auxiliar o diagnóstico. Radiografias podem ser solicitadas para afastar outras causas. A ultrassonografia e a ressonância magnética são os exames de escolha em dúvidas diagnósticas, avaliação do tamanho e origem do pedículo.
Importante lembrar que, apesar de mais comum, nem todo tumor no punho é um cisto. Por isso, procure o especialista em mão.

Tratamento

Cistos pequenos em pacientes assintomáticos pode ser optado pelo tratamento conservador e somente realizar o acompanhamento ambulatorial. Em casos sintomáticos, além de medicações analgésicas e antiinflamatórias para melhora da dor, a punção pode ser realizada. Sob anestesia local, no consultório, uma agulha é inserida dentro do cisto e seu conteúdo é aspirado. Medicações podem ser injetadas para melhora da dor e impedir a recidiva. Apesar de ser um procedimento rápido, o cisto pode voltar após um período em até 60% dos casos após a aspiração.
Se indicada, a cirurgia pode ser realizada de forma aberta ou artroscópica. Ambos os procedimentos tem como objetivo a ressecção do cisto por técnicas diferentes. O Índice de recorrência após a cirurgia varia de 6 a 15%.

Pós-operatório

Um curativo volumoso ou tala é utilizado do antebraço até a palma da mão. A mobilização dos dedos é liberada e encorajada. Os pontos são retirados de 7 a 14 dias, assim como o curativo, e a fisioterapia é realizada até o movimento completo do punho.
WhatsApp chat Mande um WhatsApp