Algum dia você já notou um pequeno nódulo arredondado nas mãos ou punhos? Pode ser um cisto sinovial. Um tumor benigno que costuma se apresentar em cima de tendões ou articulações. É como uma bolinha mole que aparece geralmente em cima do punho ou em um dos dedos das mãos. Quer saber um pouco mais sobre? Continue lendo o artigo e conheça melhor este nódulo.
O que é o Cisto Sinovial
O Cisto sinovial é uma patologia muito comum caracterizada por um abaulamento (aumento de volume) amolecido que pode estar presente em qualquer localização da mão perto de um tendão ou articulação. A localização mais frequente é no dorso do punho (60 a70% dos casos) e na região palmar do punho (18 a 20% dos casos).
O cisto funciona como uma bexiga tendo em seu conteúdo um líquido claro e viscoso, semelhante a um gel. Trata-se de uma doença benigna, não é uma massa cancerosa e não se espalham para outros locais, apesar de poder ocorrer em mais de uma articulação.
Causas
A maioria dos casos é idiopático, isto é, sem uma causa conhecida. Mais comum em mulheres (70% dos casos), normalmente entre a 2ae 4adécada de vida, mas pode ocorrer em pacientes com qualquer idade.
Sinais e sintomas
O principal sintoma é o aparecimento de um abaulamento, geralmente na região do punho. O cisto pode variar de tamanho e algumas vezes até desaparecer sem intervenções. Outras queixas comuns são:
Diagnóstico
Além da história, o diagnóstico é feito através e um exame clínico específico. Outros exames como a ultrassonografia ou ressonância magnética podem ser solicitados para realizar o diagnóstico diferencial com outros tipos de tumores menos frequentes.
Importante lembrar que, apesar de mais comum, nem todo tumor no punho é um cisto. Por isso, procure o especialista em mão.
Tratamento
O Indicação depende do tamanho do cisto, localização e sintomas do paciente.
Tendo em vista estes fatores, o tratamento varia desde a simples observação e acompanhamento ambulatorial até a cirurgia para ressecção do cisto.
Se indicada a cirurgia ela pode ser realizada de forma aberta ou artroscópica (minimante invasiva), ambas com resultados semelhantes.