O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma doença do sistema nervoso periférico que acontece devido a compressão do nervo mediano quando ele atravessa um canal localizado no punho, chamado de túnel do carpo.
É uma doença bem comum no mundo da ortopedia. As pessoas mais afetadas são mulheres entre 30 e 60 anos. Os sintomas poder ocorrer nas duas mãos emmais de 50% dos casos. Os sintomas principais são o formigamento e dormência nos dedos com piora durante o sono.
Existem muitas discussões sobre os fatores que dão origem à síndrome do túnel do carpo. Algumas pesquisas tentam identificar se existe ligação com o uso do computador, no entanto, ainda não foram encontradas provas que conectem especificamente a utilização excessiva do aparelho à síndrome, apesar do seu uso provavelmente colaborar para a piora dos sintomas.
O tratamento com medicações, tala e infiltração pode ser indicado nos casos iniciais, no entanto, em casos mais graves, ou aqueles que não respondem a esse tipo de tratamento precisam de cirurgia.
A cirurgia consiste na abertura do túnel do carpo através do corte de um ligamento que fica em cima do nervo, responsável pela compressão. Existem dois tipos de técnicas mais utilizadas:
Cirurgia convencional
A cirurgia convencional é realizada através de um corte na palma da mão em cima do local da compressão. Através desse corte o túnel do carpo é aberto e realizada a liberação do ligamento que causa a compressão nervosa, com consequente melhora dos sintomas.
Cirurgia endoscópica
A cirurgia endoscópica (minimamente invasiva) é realizada por uma incisão muito pequena na região do punho. Através desta incisão uma câmera e introduzida dentro do túnel do carpo e o ligamento é cortado para melhorar a compressão.
Ambos os tratamentos tem suas indicações e contraindicações, a avaliação de um especialista em mão é necessária para decidir o melhor tratamento. Como vantagens a cirurgia endoscópica proporciona um corte menor, logo uma menor cicatriz; retorno mais rápido as atividades; índice de complicações igual ao da cirurgia aberta; cicatriz mais estética.