Quais os sintomas da doença e sua prevalência?
O Cisto sinovial é uma patologia muito comum caracterizada por um abaulamento (aumento de volume) amolecido que pode estar presente em qualquer localização da mão perto de um tendão ou articulação. Os locais mais frequentes são no dorso do punho (60% dos casos) e na região palmar do punho (20% dos casos). Dependendo da localização e tamanho podem causar dor no local e alterações estética.
Um pouco mais comum nas mulheres do que nos homens, geralmente acometem pacientes entre a 2a e 4a décadas de vida.
Existem outras doenças com esses sintomas?
Nem toda tumoração que aparece na região do punho é um cisto sinovial, apesar deste ser o mais frequente. É sempre importante uma avaliação com especialista para o diagnóstico correto.
O cisto é um tumor? Qual a causa dessa patologia?
O cisto é uma formação benigna e não é um tumor. Ele pode ser comparado com uma pequena bexiga que apresenta um líquido dentro semelhante a um gel. Sua causa, na maioria dos casos, é desconhecida.
Quais são os exames diagnósticos?
Quando estes sintomas estão presentes o cirurgião de mão é capaz de fazer o diagnóstico basicamente com as queixas e exame físico. Alguns exames podem auxiliar o diagnóstico e excluir outras patologias. O ultrassom e a ressonância magnética são os mais utilizados.
Qual o tratamento?
Inicialmente, em casos assintomáticos e com cistos pequenos, o acompanhamento é indicado. Nos casos de cistos grandes ou sintomáticos, duas opções são as mais utilizadas: a primeira é a punção, isto é, com uma agulha o conteúdo do cisto é esvaziado; a segunda é a cirurgia para ressecção do cisto, que pode ser feita da forma convencional (através de uma incisão) ou por via artroscópica com uma pequena câmera e incisões menores (minimamente invasiva).