O dedo em gatilho é um problema que pode afetar qualquer um dos dez dedos da mão. De um dia para outro, o indivíduo não consegue mais realizar ações básicas como se vestir sozinho, lavar os cabelos, digitar no computador ou no celular.
Ele consiste na inflamação dos tendões dos dedos, os quais são responsáveis pelas suas articulações. Por isso, o dedo afetado fica com uma postura curvada e qualquer tentativa de levantá-lo causa grande incômodo. Também é possível ouvir um estalo, que lembra um gatilho.
Todos os anos, cerca de 150 mil brasileiros apresentam os sintomas deste problema e buscam auxílio médico para solucioná-lo. Há diversos tratamentos que dependem do nível de gravidade da doença.
Conheça agora todas as opções disponíveis e como proceder em cada uma delas.
Atendimento especializado
É importante destacar que o papel de um médico é extremamente necessário neste caso. Esta situação não se resolverá sozinha ou com a ajuda de recursos caseiros.
O médico ortopedista é o responsável por avaliar a gravidade do incidente e determinar qual é a medida ideal para fazer com que o paciente recupere os movimentos do dedo afetado.
Dedo em gatilho: tratamento para casos considerados simples
No universo de tratamentos disponíveis, começamos pelas medidas mais simples:
- Fisioterapia: o paciente é encaminhado para sessões de fisioterapia nas quais poderá realizar exercícios de relaxamento e fortalecimento do dedo em gatilho. Alguns exemplos são:
1. Colocar em volta dos dedos um elástico de dinheiro e tentar esticar todos eles o máximo que puder. Retornar ao ponto inicial lentamente e depois repetir o procedimento. O ideal é que o exercício seja feito de 10 a 15 vezes diariamente.
2. Colocar a mão aberta em cima de uma superfície, como uma mesa. Depois, tentar esticar o máximo que puder o dedo em gatilho e o segurar nesta posição por cerca de 10 minutos. Voltar lentamente ao ponto inicial e repetir o exercício 3 vezes.
- Medicamentos: utilização de pomadas anti-inflamatórias para aliviar as dores.
- Compressas: ao acordar, fazer uma compressa quente no local por 5 minutos para melhorar a circulação e iniciar o dia. Depois dos exercícios fisioterápicos, colocar por 3 minutos uma compressa gelada para aliviar o desconforto.
- Repouso: o médico também pode recomendar uma breve licença médica, atestando até 10 dias de repouso, sem trabalhos manuais.
Dedo em gatilho: tratamento para casos considerados graves
Quando os procedimentos mais simples já foram testados e não apresentaram resultado ou caso o paciente apresente um quadro avançado da doença (pela procura tardia de auxílio médico, por exemplo), o ortopedista pode optar por uma intervenção cirúrgica.
A cirurgia de correção do dedo em gatilho é simples e considerada de baixo risco. Ela consiste em um corte na palma da mão, próximo ao local afetado, através do qual é possível colocar o tendão em sua postura correta.
O paciente pode ficar despreocupado, pois receberá anestesia geral previamente e a cicatriz deixada é praticamente imperceptível.
Caso suspeite estar com dedo em gatilho, procure ajuda médica imediatamente. Assim você poderá retomar às suas atividades o mais breve possível
Assista ao vídeo ilustrativo dos principais tratamentos:
1 Comentário
[…] Dedo em Gatilho: Principais Tratamentos e Cirurgias (Vídeo) […]