A Artrose é uma doença degenerativa da articulação, na qual a cartilagem lisa que cobre ambas as superfícies dos ossos nas articulações são lesadas ou se desgastam com o tempo. Esse problema pode afetar qualquer parte do corpo, e nas mãos, os dedos são as partes mais acometidas.
Uma articulação normal é formada por duas superfícies ósseas cobertas por cartilagem lisa, que se encaixam perfeitamente, e com isso elas deslizam quando os ossos se movem. Se as superfícies lisas desgastam-se, então elas não mais se encaixam perfeitamente e a artrite se desenvolve. Traumas, infecções, gota, psoríase, e outras condições também podem causar artrose das mãos.
Os sintomas mais comuns são:
– Inchaço
– Dor
– Deformidades
– Fraqueza
– Rigidez / Limitação de movimento
O Cisto sinovial é uma patologia muito comum caracterizada por um abaulamento (aumento de volume) amolecido que pode estar presente em qualquer localização da mão adjacente a um tendão ou articulação. A localização mais frequente é no dorso do punho (60 a70% dos casos) e na região palmar do punho (18 a 20% dos casos).
O cisto funciona como uma bexiga tendo em seu conteúdo um líquido claro e viscoso, semelhante a um gel. Trata-se de uma doença benigna, não é uma massa cancerosa e não se espalham para outros locais, apesar de poder ocorrer em mais de uma articulação.
A maioria dos casos é idiopático (sem causa conhecida). Mais comum em mulheres (70% dos casos) entre a 2a e 4a década de vida, mas pode ocorrer em pacientes com qualquer idade.
O principal sintoma é o aparecimento de um abaulamento, geralmente na região do punho. O cisto pode variar de tamanho e algumas vezes até desaparecer sem intervenções. Outras queixas comuns são:
– Dor
– Insatisfação estética
– Limitação de movimento
A tenossinovite estenosante do tendão flexor da mão é conhecida como “Dedo em Gatilho”. Os tendões flexores (estruturas responsáveis por dobrar os dedos), para ficarem perto dos ossos e transmitirem a força muscular até o osso, passam dentro das polias. Este sistema assemelha-se a forma que a linha de pesca permanece sempre próximo a vara. O dedo em gatilho acontece devido a um processo inflamatório que ocasiona uma diminuição da polia em relação ao tendão, causando assim, uma dificuldade de excursão do tendão.
A maioria dos casos é idiopático (sem causa conhecida). No entanto pode estar associado a gota, diabetes e doenças reumáticas. Pode afetar vários dedos, sendo mais comum no polegar e anelar. Duas vezes mais comum nas mulheres, e acomete com mais frequência pacientes acima dos 30 anos de idade.
A fase inicial pode corresponder a uma dor na base dos dedos ou polegar acompanhada ou não de um abaulamento local. Outros sintomas são:
– Dor
– Travamento do dedo
– Limitação de movimento
– Sensação que o tendão esta “raspando”
A tendinite é uma inflamação que pode acontecer em qualquer tendão. No caso do de Quervain, a inflamação ocorre em 2 tendões específicos que são responsáveis pelos movimentos do polegar. Estes tendões quando estão na região do punho passam dentro de um túnel onde a inflamação ocorre pela compressão destes.
Os sintomas podem ser incapacitantes e pioram com o movimento de torção e levantar objetos com as mãos fechadas. A Tendinite De Quervain, por fazer parte do hall de doenças ocasionadas por movimentos repetitivos (LER/DORT), é muito frequente e limitante.
Algumas teorias foram descritas para explicar essa patologia e a maioria delas dizem respeito a anatomia dos tendões. O aparecimento desta doença após a gravidez é muito comum e o aparecimento geralmente ocorre de 4 a 6 semanas após o parto. Acredita-se que a causa seja pela associação das alterações hormonais da gravidez com os movimentos de carregar a criança, amamentar, trocar fraldas, etc.
A dor na região lateral do punho é a queixa mais comum. Os sintomas são muito agravados quando o punho é desviado em direção oposta ao polegar ou com movimentos de torção. Na região da dor é comum o aumento de volume, aparecimento de cistos e em casos muito graves a sensação de “raspar” ou travamento quando o polegar é esticado.
A síndrome do túnel do carpo é essencialmente a compressão do nervo mediano na região do punho. Existe um espaço no punho, chamado túnel do carpo, aonde o nervo mediano e mais nove tendões passam no seu trajeto do antebraço para a mão.
O Aumento da pressão no túnel do carpo pode ser decorrente de varias patologias ou idiopático (sem causa definida). Entre as doenças mais comuns:
– “Inchaço” dos tendões flexores, chamado tenossinovite
– Fraturas ou luxações do punho
– Inchaço secundário a gravidez
Essas são algumas das condições que aumentam o volume dentro do túnel do carpo, e como o tamanho do túnel permanece o mesmo, o nervo mediano fica comprimido dentro do túnel. Outras patologias que estão intimamente relacionadas e aumentas a chance de desenvolver esta doença é o diabetes, hipotireoidismo e artrite reumatoide.
Os pacientes com a síndrome do túnel do carpo podem apresentar: -Formigamento e dormência nas mãos
-Choque
-Perda de sensibilidade
-Tendência a derrubar objetos
-Atrofia da musculatura da mão
Os sintomas de formigamento e dormência geralmente são piores a noite e acometem o polegar, indicador, médio e metade do anelar. Em casos crônicos, de longa data e de maior gravidade atrofia da musculatura da mão pode ocorrer associado a perda de força e sensibilidade.