O cisto sinovial, por mais que seja um tumor benigno, muitas vezes precisa de tratamento para que a pessoa possa voltar a fazer suas atividades habituais, como carregar mochilas, sacolas e fazer exercícios físicos sem dor.
Ele inicia com um aumento de volume geralmente no dorso do punho, podendo aumentar de tamanho gradativamente e causar sintomas nas atividades diárias, além da questão estética envolvida.
É importante buscar ajuda médica ao sentir as primeiras dores, pois raramente elas desaparecem naturalmente e nem toda “bolinha” no punho é um cisto sinovial, existem outras patologias com sintomas semelhantes. Em casos de dúvidas diagnóstica alguns exames de imagem podem ser solicitados como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Conheça agora os tratamentos disponíveis para este tipo de doença:
Tratamentos clínicos para o cisto sinovial – casos com poucos sintomas
Quando a formação do cisto sinovial se apresenta como um caso pontual, de pequeno porte, com sintomas esporádicos, o médico pode optar pelos seguintes caminhos:
Tratamento cirúrgico para cisto sinovial – casos com sintomas limitantes
A saída cirúrgica é escolhida quando os procedimentos mais simples já foram tentados e os sintomas não melhoraram.
Então, o médico realiza uma operação na qual um corte é feito sob a tumoração na região do punho. Depois, afasta os tendões e os nervos e retira uma espécie de película que está sobre a raiz do cisto.
Este procedimento pode ser realizado de forma tradicional (aberta) ou através da Artroscopia (fechada). A técnica fechada consiste na ressecção do cisto através de uma pequena câmera que consegue acessar o interior das articulações.
O paciente pode ficar despreocupado, pois o procedimento é realizado sob anestesia e os riscos da cirurgia são mínimos. Em alguns casos, o cisto pode voltar, mas a probabilidade de isso ocorrer é reduzida.
Assim, o cisto sinovial pode ser resolvido de forma simples e em alguns meses o paciente retorna às suas atividades normalmente.