O que é dedo em gatilho? Qual o tratamento?

Dedo em gatilho é o nome dado a um tipo de tendinite caracterizada por um processo inflamatório no tendão na região da palma da mão. No seu trajeto até a ponta dos dedos os tendões da mão passam por túneis chamados polias. O que acontece quando ele inflama é que o tamanho do tendão fica maior do que o tamanho do túnel (polia) e o resultado é a dificuldade de dobrar e esticar o dedo afetado.

 

Quais são os sintomas?

Essa inflamação do tendão que faz com que o dedo trave dobrado e haja uma dificuldade para estica-lo. Pode ser pior na parte da manhã devido a inatividade durante a noite, causando intensa dor e alguns outros sinais, como:

– Travamento do dedo;

– Aumento de volume na base do dedo (sensação de que há alguma “bolinha” no local)

– Sensação que o tendão está “raspando”;

– Inchaço do dedo;

– Dor na base dos dedos/palma da mão.

É importante ressaltar também que, apesar do dedo anelar e polegar serem os mais comumente afetados, todos os dedos podem estar sujeitos a essa inflamação, principalmente em mulheres com mais de 30 anos. As vezes é necessária a ajuda da outra mão para destravar o dedo, e, em casos mais avançados o dedo pode travar esticado sem a capacidade de dobrar.

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico é dado através de exame clínico que apresenta dor na região da palma da mão, palpação de um nódulo na base do dedo e travamento do mesmo quando é dobrado e esticado. A ultrassonografia também é uma opção a ser realizada em caso de dúvida diagnóstica, além da história clínica.

 

Existe cura?

SIM! Para casos iniciais o tratamento clínico pode ser uma opção. Ele é feito através de infiltrações locais com corticoesteróide na região da polia que está afetada. Em casos mais avançados, ou sem melhora com tratamento, faz-se necessária a operação. A cirurgia é realizada sob anestesia local ou regional e, através de uma incisão na palma da mão, e realizada a liberação da polia onde o tendão trava. Depois de feito o procedimento, um curativo pequeno é colocado por 10 a 14 dias. Após a retirada do curativo é feita a retirada dos pontos e segue uma recuperação rápida, com retorno as atividades diárias, segundo orientação médica, entre 3 a 4 semanas.

 

Causas

A maioria dos casos é idiopático, ou seja, sem causa conhecida. Mas pode estar associado a outras doenças como:

– Gota;

– Diabetes;

– Realização de atividades repetitivas com as mãos;

– Doenças reumáticos.

Procure um cirurgião de mão caso sinta um desses sintomas. Assim o diagnóstico é realizado de forma precoce e as chances de melhora são muito maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Mande um WhatsApp