A cartilagem é uma estrutura encontrada nas articulações normais, no final do osso, responsável por recobrir os ossos e permitir um movimento suave e sem dor entre eles. Na osteoartrite degenerativa ou osteoartrose, é causada dor, deformidade e perda de movimento devido a cartilagem ficar desgastada, gerando assim um atrito entre os ossos da articulação acometida. Na mão, a articulação trapézio-metacárpica (base do polegar) frequentemente é acometida por essa patologia e causa uma limitação funcional importante no polegar, consequentemente, na mão. A osteoartrose da base do polegar leva o nome de Rizartrose.

O que causa a Rizartrose?

Sua causa exata ainda é incerta, mas alguns fatores podem predispor a doença mais precoce, como:

– Fraturas prévias;

– Frouxidão ligamentar;

– Doenças reumáticas;

– O “overuse”.

Existe sintoma ou algum sinal?

É uma doença mais prevalente nas mulheres, com início dos sintomas mais comum após os 40 anos, sendo o mais comum a dor na base do polegar que é exacerbada por movimentos mais vigorosos com o ou movimento de pinça (abrir garrafas, abrir fechadura ou escrever). Outros sintomas são:

– Fraqueza para pegar objetos

– Deformidade no polegar

– Perda de movimento no polegar

Além da história característica, o diagnóstico é feito através do exame clínico. Dor a palpação da base do polegar e na reprodução de movimentos que estressam a articulação são achados desta patologia. Também é feita radiografia para graduar a Rizartrose e avaliar doenças associadas, mas algumas vezes não há correlação do grau radiológico com as queixas clínicas.

Qual a forma de tratamento?

As Rizartroses leves e moderadas podem ser tratadas de uma forma não cirúrgica. A utilização de órteses para o polegar, medicações analgésicas e antiinflamatórias podem aliviar os sintomas. A infiltração de corticoide intra-articular auxilia no tratamento e na melhora dos sintomas.

Cirurgia

Em casos mais severos ou refratário ao tratamento não cirúrgico, é indicado que se realize a cirurgia. São descritas várias técnicas, que na sua maioria, tem como objetivo a ressecção do osso desgastado e reconstrução ou fusão da articulação.

Como é o pós-operatório?

Depende da técnica utilizada, mas o pós operatório geralmente consiste na utilização de uma tala no punho e polegar por 4 a 6 semanas e depois desse período costuma ser necessário um acompanhamento fisioterápico para ganho de força e movimento.

Se desejar mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato comigo por WhatsApp ou nos telefones: 011 3666-7653 / 011 3661-5368.