Uma mordedura de animal na mão é muito comum e pode causar dor entre outros problemas, especialmente quando infecciona. O tratamento precoce e adequado é a chave para evitar complicações decorrentes da mordida de um animal.

 

Causa

Mordedura de animal

Milhões de mordidas de animais ocorrem no Brasil a cada ano. Uma das mais comuns é a mordida de cachorro. Outros animais menos frequentes são gatos, roedores, animais de fazenda e répteis.

 

A principal preocupação de uma mordida de animal é a infecção. Quando um animal morde, as bactérias de sua boca podem entrar na ferida e começar a crescer, gerando complicações graves. O tratamento rápido e adequado muitas vezes pode prevenir ou minimizar o risco de infecção.

 

A raiva é uma infecção rara, mas potencialmente fatal, que pode resultar de uma mordida de cachorro. Animais selvagens como morcegos, gambás e raposas têm maior probabilidade de espalhar a raiva. As mordidas desses animais devem ser relatadas ao departamento de saúde pública.

 

Mordedura humana

As feridas de mordidas humanas contêm muitas bactérias e apresentam um alto risco de infecção. Muitas vezes, essas mordidas são resultado de uma briga. Essas infecções podem progredir rapidamente e resultar em problemas sérios, portanto, o tratamento precoce é necessário.

 

Sinais e sintomas

É sempre importante a avaliação precoce de um especialista. Sintomas agudos do ferimento que podem estar relacionado a lesões de nervo, tendões, artérias ou fraturas são:

– Perda de sensibilidade

– Choque na ferida

– Incapacidade de dobrar ou esticar algum dedo

– Sangramento abundante

– Deformidades

 

Os sinais de que sua mordida pode estar infectada incluem:

– Inchaço

– Vermelhidão

– Calor local

– Dor contínua

– Drenagem de secreção da ferida

– Febre

 

Tratamento

Obter tratamento rápido pode minimizar o risco de problemas. Para uma mordida de animal, é útil se você for capaz de descrever o tipo de animal, sua saúde geral, comportamento e qualquer estado conhecido da vacina anti-rábica. Os raios X podem ser usados ​​para identificar qualquer dano à mão e para procurar fragmentos de dente ou fraturas.

 

Todas as mordidas na mão – incluindo mordida de cachorro, mordida humana, mordida de gato, etc. – requerem uma limpeza cuidadosa.

 

Algumas picadas requerem o uso de antibióticos por via intravenosa, enquanto outras podem ser tratadas com medicação oral. Às vezes, as pessoas precisam ficar no hospital para tratamento. Mordidas graves geralmente requerem cirurgia.

 

Os cuidados de acompanhamento são cruciais no caso de mordidas de animais para garantir que a infecção seja controlada ou não tenha se desenvolvido e para restaurar a função da mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Mande um WhatsApp