Você sabia que o plexo braquial é um grupo de nervos localizados na região do pescoço? Esses nervos funcionam como cabos que ligam a medula espinhal e o cérebro aos membros superiores. Eles controlam os músculos do ombro, cotovelo, punho e mão, além de proporcionar sensibilidade nas extremidades. Existem tipos diferentes de lesões que variam de acordo com a quantidade de nervos lesionados e com o tipo de lesão (completa, parcial ou transitória). As lesões menores do plexo braquial podem se recuperar completamente ou deixar alguma sequela leve e esse processo pode durar vários meses. As lesões mais graves podem causar incapacidades permanentes e sequelas no braço afetado.

As causas da lesões

Os nervos do plexo braquial podem ser danificados pelo alongamento, pressão ou corte. O alongamento é o tipo mais comum e ocorre quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro. As causas mais comum são acidentes de alta energia como queda de motocicleta ou acidente de carro. A pressão pode ocorrer a partir do esmagamento do plexo braquial entre a clavícula e a primeira costela, o que pode acontecer durante uma fratura ou luxação. Inchaço nesta área de sangramento excessivo ou tecidos moles feridos também pode causar uma lesão.

As lesões dos nervos do plexo braquial interrompem os sinais que vão do cérebro para os músculos impedindo que a musculatura do braço, antebraço e mão funcionem adequadamente. O sinal da pele até o cérebro também é interrompido causando perda de sensibilidade na área afetada.

Com algumas semanas após a lesão a musculatura começa a atrofiar e isso causa uma diminuição de volume (emagrecimento) no membro superior .Dor em choque no pescoço pode ser um sintoma presente e as vezes de difícil tratamento.

Muitas lesões em adultos não se recuperam sozinhas, e a avaliação precoce por médicos com experiência no tratamento deste problema é essencial. Quanto mais rápido é o início do tratamento após a lesão maior a chance de recuperação, mais são as opções de tratamento e menores são as sequelas. Algumas lesões mais leves podem se recuperar somente com o tempo e a terapia. O tempo para recuperação pode ser de semanas ou meses.

Quando é improvável que uma lesão melhore, várias técnicas cirúrgicas podem ser usadas para obter uma recuperação satisfatória. A decisão sobre quais lesões provavelmente se recuperarão, seu médico contará com vários exames do ombro, braço e da mão para verificar a força dos músculos e a presença de sensibilidade em diferentes áreas. Exames adicionais de imagens como uma ressonância magnética podem ser solicitados. Um Estudo de Condução de Nervos chamado Eletroneuromiografia é um teste que mede a atividade elétrica transmitida pelos nervos e músculos, também pode ser realizado.

Quando a cirurgia é indicada técnicas que utilizam enxerto de nervos é a primeira escolha. Quando esta técnica não é possível pela gravidade da lesão utilizamos a transferência de nervos (neurotização) ou de tendões.

Clique aqui e conheça os principais tipos de cirurgias de Plexo Braquial.

Recuperação

O paciente deve fazer várias coisas para manter a atividade muscular e evitar que as articulações fiquem rígidas. Seu médico pode recomendar terapia para manter essas articulações flexíveis. Se as articulações ficarem rígidas, elas não se moverão mesmo depois que os músculos começarem a funcionar novamente, como uma dobradiça que tenha enferrujado.

Quando um nervo sensitivo é lesado, o paciente deve ser extremamente cuidadoso para não queimar ou cortar os dedos enquanto não houver sensação na área afetada. Durante a recuperação do nervo, o cérebro pode não interpretar adequadamente os novos sinais nervosos, e um procedimento chamado reeducação sensorial pode ser necessário para otimizar o controle muscular e a sensação nas mãos ou nos dedos. Seu médico irá recomendar a terapia apropriada com base na natureza de sua lesão.

Fatores que podem afetar os resultados após uma lesão do plexo braquial incluem a idade do paciente, o tipo, a gravidade, o tempo até o início do tratamento e localização da lesão. Embora essas lesões resultem em sequelas permanentes para o paciente, o cuidado de um cirurgião de mão e a terapia adequada podem maximizar a função.

Se desejar mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato comigo por WhatsApp ou nos telefones: 011 3666-7653 / 011 3661-5368.